domingo, 30 de agosto de 2009

De volta a Asia

11 de Agosto


Cheguei ao Vietnam!
Agora durante 20 dias vou estar acompanhada, a Crew Tuga Galo de Barcelos: Ze, Silva, Nho e Eu!
Foi uma emocao voltar a ver amigos, e falar portugues! Parecia uma emigrante! 4 meses a falar e a pensar em Ingles...all the time!! Estava a 1000/h, falei falei falei! Amigos!! Agora ja posso dizer: Isto e muita giro!! Na e?!! Dizer asneirolas ... essas coisas!
Fomos ate ao hotel - sim, eu fiquei num hotel! - de taxi. E aqui comecou o stress!
Durante estes 4 meses de viagem encontrei muita gente que se queixava amargamente de que a India e o Vietnam sao os paises dos esquemas e dos negocios impossiveis de fazer sem chatice e da trafulhice! E parece que sim!O primeiro episodio foi logo com o Ze manel do taxi, que nos levou do aeroporto ate ao hotel. E que no aeroporto, ele concordou que nos levaria por 100.000 Dongs, so que quando chegamos ele decidiu mudar o preco, e comecou a 150.000... O Nho, entrou logo em accao... e depois de 30 minutos em abre a mala do carro, toma os 100, vamos a policia e nao vamos a policia, la conseguimos que ele me desse a mala, aceitasse os 100.000 acordados, e se fosse embora!Comecava assim a aventura neste pais maravilhoso: Vietnam!Ho Chi Minh, ou a antiga Saigao, e uma cidade como todas as outras que vi na Asia. Acho que tem mais motas que pessoas, aqui a musica de fundo sao 8 milhoes de buzinhas, e atravessar a estrada e assim como que um numero de circo... o truque e simples: Andar! Andar, a direito, com a mesma velocidade, sem olhar e sem medos! O resto do transito ira fluir naturalmente da mesma forma e quando menos se espera estamos do outro lado!Fomos dar uma volta a cidade. Almocamos no mercado, uma deliciosa noodle soup com fresh spring rolls e acho que eles entenderam porque razao eu engordei 7 kilos! A comida estava deliciosa.



Passamos em frente ao hotel de Ville, onde esta a estatua do homem que rebatizou a cidade de Saigao: O Tio Ho Chi Minh - aquele que ilumina - Nguyn Sinh Cung, o seu nome, e o heroi vietnamita que reunificou o Vietnam.



Fizemos uma visita ao museu da Guerra.



E mais uma vez fiquei impressionada e deprimida com o ser humano. Ver as atrocidades que se fizeram, bilateralmente, por causa de uma guerra sem grande logica! Algumas das fotos eram-me ja conhecidas, mas nao deixam de me impressionar. Sobretudo as que mostram os efeitos do agente laranja. O que me perturba e a incapacidade de aprendizagem, e porque razao se continuam a fazer guerras... sei que e um pensamento muito naife, mas depois das fotos que vi....

Sem comentários:

Enviar um comentário