domingo, 6 de setembro de 2009

Que Confucius!!

21 de Agosto


Ora a dar pela aventura que tive na embaixada da China em Hanoi, cheira-me que a minha viagem a China vai ser gira!!
Esta em tudo quanto e mapa e guia que existe no norte do Vietnam uma fronteira amigavel com a China.
E o plano era mesmo esse, ir subindo para norte-oeste e enquanto os meus queridos amigos voltavam para Saigao, eu seguia para a china usado essa fronteira amigavel!
Fui a embaixada da China em Hanoi pedir um visto, e foi com grande espanto que a senhora...perdao, a encarnacao viva da Besta, que estava na embaixada me diz que eu sou estrangeira (olha que novidade) e que nao podia fazer o visto!
Gelei!

Tenho um voo de Beijing para Osaka no dia 20 de Setembro! Eu tenho de entrar na China!
- Como nao? Perguntei!
- Nao! respondeu a besta.
- Entao como e que eu faco? perguntei
- Volta para o teu pais e faz um visa! Disse a besta, com um ar de que e muito facil voltar a Portugal pedir um visto e voltar outra vez! Oh! Minha senhora, voce sabe onde fica Portugal!!?
Pergunto se a lei mudou, e ela confirma que sim, que mudou ha 3 meses!
E esta foi a unica coisa que me soube confirmar... a partir daqui comecou a festa!
Pergunto:
- Como e que eu posso obter um Visa sem ter de voltar ao meu pais?
- Nao sei! - Diz a besta enquanto deixa de olhar para mim com um ar: "Eh pa! eu nao quero trabalhar, e agora tenho aqui esta gaja que me faz perguntas dificeis" e comeca a contar dolares.
- Como nao sabe?
- Voce trabalha na embaixada china, na seccao dos vistos e nao sabe como e que eu posso obter um Visto para China? - Digo eu com o meu ar de: Por favor ajuda-me!
- Nao sei! A lei mudou! Volta pro teu pais! - enquanto continua a contar dinheiro sem olhar para mim!
E eu sugiro:
- E se eu for para um pais vizinho e pedir um visto?
E a besta responde:
- Talvez, nao sei!
- Ok! Entao e Hong Kong? - Ja em desespero!
- Talvez, nao sei! Olha desculpa mas eu ja te disse tudo! vai-te embora! - Diz a besta, ja quadrada, enquanto as colegas perguntam (suponho) o que eu queria!
E entao que uma das colegas aponta para o policia... Eu ainda tenho tempo de explicar novamente a minha situacao, de lhe pedir, por favor para poisar o dinheiro, dar-me um pouco de atencao e tentar resolver o meu problema, ainda juntei 2 ou 3 "Pleases"!!
- A resposta nao tardou: Ja te disse que nao sei! E nao te posso ajudar! Nao sei! Talvez! Nao sei! Sai! - Disse a besta sem olhar para mim uma unica vez enquanto contava o raio dos dolares!
No segundo a seguir, ja tinha o policia a agarrar-me no braco e a arrastar-me porta a fora!
Eu ainda me agarrei ao balcao e ainda pedir por favor: ajuda-me la oh besta do demonio.... enquanto o policia puxava ainda mais pelo meu bracinho, e a besta nem olhou para mim...!
O policia la fez um bocadinho mais de forca no puxao seguinte e ai eu achei por bem largar o balcao.
Meio fosforo de segundo de depois, estava no olho da rua, sem saber como e que raio eu vou arranjar um visto, e claro a fazer bom uso dos palavroes em Portugues!!


Seguiu-se uma visita ao templo da literatura para alinhar chakras outra vez!

O templo e lindissimo.

O templo e uma antiga universidade e tem os tumulos dos professores mais importantes.

Tem tambem um templo em honra a Confucios, um professor filosofo, criador da grande doutrina: ilustrar a ilustre virtude; a renovar as pessoas; e repousar na mais elevada excelência... pelo que entendi, se tiveres um objectivo atinges a calma, e essa calma e conseguida pelo estudo e empenho publico e vice versa!
Tratar bem o proximo e dar exemplo disso... depois daquela experiencia na embaixada...Valha-me, nao 1 mas 2 Confucious!

Visitamos o tumulo do tio Ho Chi Minh e demos umas voltas pela zona militar da cidade... onde nao se pode tirar fotos e onde mesmo que estejas a andar, os policia continuam a dizer: E a circular!!
Continuamos a andar e fomos vistar mais uma pagoda num lago, so que eu ainda estava tao caustica com a besta da embaixada que nem cheguei a entender o nome do lago ou da pagoda! comi um gelado, e preparei-me para mais uma viagem de comboio!
...rumo a Sa Pa.

Sem comentários:

Enviar um comentário