quinta-feira, 21 de maio de 2009

Alice

21 de Maio

Maria Alice Lopes Cabrito Cabaco, nascida a 21 de Maio de 1954, em Malpica do Tejo, Castelo Branco. Primogenita da Maria e Joao.
Desde pequenina que ajudava sua mae nas lides da casa e do campo, mas foi na escola e nas aritmeticas que relevou ter a sua maior aptidao.
Boa aluna que era, o seu no aparecia sempre no quadro de honra da sua escola primaria, secundaria e mais tarde, com uma bolsa de estudo da Calouste Glubenkian, no Instituto superior de contabilidade e gestao de Lisboa.

Citando a sua professora: "Oh Cachopinha! Esta era a rapariga mais esperta de Malpica!"
Entre a escola, e as costuras e alinhavos durante as ferias de verao, Alice e sua irma mais nova Emilia, foram crescendo saudavelmente na pacata aldeia de Malpica de Tejo.
Em Fevereiro de 1972, Alice perde-se de amores por um jovem rapaz, tambem ele de Malpica do Tejo mas residente em Lisboa.
Ze Cabaco, era o seu nome, era moreno de olhos verdes, bem aparecido e muito bem apraltado. Conhecido por ser um rapaz honesto e trabalhador, conduzir um carocha e partir coracoes la pros lados do Bairro Alto, onde morava com seus pais e dois irmaos, Joana e Joao.
Ora como jovem jeitoso, honesto, e apraltado que era, em 1972 o governo portugues, mandava estes jovens combater na guerra do Ultramar. Ze nao foi excepcao e Guine foi o seu destino de combate!
Alice, que ja tinha conquistado seu coracao, ficou sozinha a espera que o seu Ze voltasse do Ultramar...

Cartas e mais cartas cheias com promessas, juras, declaracoes de amor e muita saudade foram escritas ate que... Zeca (Afonso) cantou o Grandola Vila morena, as tropas sairam a rua e deu-se a revolucao! 25 de Abril de 1974... A guerra acaba!!
Apesar de nao ter saido a rua nesse dia, isto porque podia ver a revolucao da agua furtada da casa de sua futura sogra, que ficava estrategicamente na rua da misericordia, mesmo em frente ao Jardim de S. Pedro de Alcantara, Alice, sabia que os cravos trariam o seu Zeca de volta!
Com o regresso de Zeca e terminados os estudos de Alice, entre as promessas e as juras de amor surgiu tambem o Pedido de Casamento! Ao que Alice disse: SIM!

No dia 8 de Dezembro de 1974, Alice e Ze casavam na igreja do Chiado!

A noiva ia num lindo e simples vestido branco, Ze levava um fato da epoca impecavel, com patilhas as condizer!

A vida corria bem, mudaram-se para Linda-a-Velha e pouco tempo depois nascia o primeiro de 2 filhos: O Miguel.
Miguel era um rapaz caladinho e brincalhao. Gostava do Tupogigo, Lego e de dar saltos no sofa! Mais tarde descobriu grande aptidao para desmontar electrodomesticos e beber lixivia. O normal numa crianca.
Dois anos e nove meses depois, nasce Rita. Muito engilhada, um bocadinho pro feia mas com olhos grandes, tinha pessimo feitio para comer e dormir. Revelou logo muito cedo um forte interesse por musica, ballet, rasgar labios e cabeca, e enfiar botoes pelo nariz abaixo. Um tesourinho de crianca!

Enquanto Ze trabalhava com ajudante despachante de Alfandega, Alice ficou em casa a cuidar das suas 2 criancas e de sua mae, Maria, que adoeceu gravemente.
Apesar de tudo isto ja ser por si so um emprego, Alice, por ser uma mulher muito prendada, habilidosa para os trabalhos manuais, boa cozinheira, e com um grande olho para o negocio... ocupava o seu tempo livre a fazer rissois, bolos, lasanhas, casacos e envoltas em la para bebes, forrar molduras, baus e outros objectos a estanho e latao, pintar esculturas a oleo, que depois vendia a amigos, vizinhos e umas quantas lojas em Lisboa. Ainda assim, conseguia dar uma ajuda aos filhos nos trabalhos de casa, e explicacoes de matematica aos colegas dos filhos!

Os filhos cresceram, e ao fim de muitos cuidados, sua mae acabou por perder a luta contra o cancro.
Alice ficava agora com demasiado tempo livre.
Eis que chega a carta do ministerio das financas. Alice tinha sido admitida! Era agora a nova inspectora tributaria das financas!
Em grande festa e alegria, Alice comecou a trabalhar!

Os anos foram passando. Os filhos foram crescendo e percorrendo o percusso normal... escola, faculdade, os primeiros namorados e namoradas, as idas a discoteca concertos e festivais com os amigos, as mil festas de aniversario, os concertos na garagem, estudos intensivos para entrar na faculdade, entrar na faculdade, a bencao das fitas, o casamento do filho mais velho, a aventura na Asia da filha mais nova...
Tudo correu bem na vida de Alice, ate ao dia 27 de Dezembro de 2002, quando o coracao de Ze, de tanto amar, parou.

Para tras ficaram 28 anos de casamento, cheios de amor, lutas, vitorias, zangas, compreensao, alegrias, conquistas, azares, sortes, lagrimas, gargalhadas, orgulho, conversas, silencios, viagens, jantaradas, patuscadas e mariscadas... um sorriso com um cigarro no canto da boca e muita saudade!

Hoje Alice faz 55 anos. E quando se olha para ela conseguimos ver, 2 filhos que amam muito, assim de tudo, um marido que ate ao ultimo dia o verde dos seus olhos era mais brilhante quando olhava para ela, uma carreira num emprego onde todos a respeitam, um neto lindo com os olhos mais doces do mundo, e um coracao cheio de coisas boas!

Alice e a minha mae, e devo-lhe tudo o que sou!
Acho que nao vou exagerar se disser que a minha mae... E a melhor do mundo!

Parabens Mae!

6 comentários:

  1. Eh pá, depois desta não há de sobrar um lenço seco ali para os lados de Corroios! ;)

    Parabéns D. Alice!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. E com lagrimas*de alegria* nos olhos que li repetidas vezes estas tuas tuas ternurentas e carinhosas frases.Todas ELAS teem a luz dos teus olhos.
    Obrigada Ritinha....Tu tambem es a melhor FILHA do mundo.
    Uma beijoca mto mas mto GRANDE
    Tua Mae
    M.ALICE

    ResponderEliminar
  3. So hoje me entendi com estas coisas dos Blogs aqui em Maiorca.....por isso estou a enviar os comentarios.
    Tive um dia de anos mto feliz mtas mjs....a tua que foi espectacular.
    a companhia do Vita que e um AMOR
    Estou FELIZ
    Bjs
    ALICE

    ResponderEliminar
  4. superas-te a Ágata com a mãe querida,mãe querida... Ritinha esta a ser muito agradável partilhar esta viagem contigo.Gostei muito de conhecer Angkor,talvez um dia posssa mesmo chegar aí, continua em grande . Beijos da mili e da malta da sala da angio do Garcia.

    ResponderEliminar
  5. minha querida,a mãmã deve te amar muito pois foi mais uma prova de amor que lhe deste,eu adorei- estou a adorar a tua viagem.um bj grande desta tua amiga armanda

    ResponderEliminar
  6. ola

    a minha mae era amiga da sua e gostava de a encontrar sera que me pode dar o seu email para que trocamos dados . a minha mãe chama se ana maria e e de alges trabalhava la numa loja chamada os Nicos obrigado

    adelaide

    ResponderEliminar