segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hiroshima

30 de Setembro
Hiroshima

Hiroshima, 8.15 de 6 de Agosto de 1945, foi a hora o dia e o local, que os EU escolheram para lancar a primeira bomba nuclear, iniciando assim a era nuclear.
Depois do murro de ontem a noite, voltei novamente ao mesmo local... ver o museu, visitar o memorial e o restante parque.
Era suposto ser uma visita rapida, ou assim pensava eu. A verdade e que entrei no museu as 9 da manha e quando olhei para o relogio era meio-dia.
Entre a descricao cronologicas dos momentos antes e depois da bomba, aos relatos, a um todo contexto de Guerra em que o Japao estava envolvido, aos tratados e acordos de paz, ao ataque a Pearl harbor, ao pedido de rendicao meio duvidoso, e a grande vontade dos EU em terminar o projecto manhattan, lancando a bomba, durante 3 horas de visita senti a tensao de um final ja anunciado, e da tragedia humana que foi
E angustiante..
Nao sou nenhuma especialista de guerra, nem acho que tenho capacidade para entender todos os meandros e detalhes para dar uma opinao politicamente correcta.
A verdade e que o exercito japanes nao era nenhum santinho, nem tao pouco os EU eram flor que se cheire… e claro estamos a falar da WWII, podia ficar aqui ate amanha a tentar compreender o que leva um mundo inteiro andar a porrada
De politiquices nao posso opinar em nada, apenas que, por vezes as pessoas que tem o poder nao o sabem utilizar.
Posso tentar falar um pouco do que senti, perante as fotos e testemunhos que li do povo que estava no meio disto tudo...e que sobreviveu para ver os seus filhos, maridos, namorados, pais, irmao mortos ou a sofrer dos efeitos da radiacao, ver as suas casas destruidas, as criancas que morram, as que ficaram orfas, a pobreza a fome e as doencas que surguiram no meio disto disto... E assustador pensar que tudo isto aconteceu apenas 69 anos atras.
E mais assustador e pensar que foram homens e mulheres, com poder que fizeram tudo isto... nao foi um tornado, um sismo ou um tsunami.
Bem sei que e naife da minha parte, mas esta coisa do poder, grandes e pequenos poderes, e do efeito e impacto que podem ter na vida de uma outra pessoa e assustador, e pertuba-me que alguem possa lucrar com a desgraca ou infelicidade de outra.
O que e que se lucra, basicamente, em lixar a vida ao proximo?
Porem e no minimo inspirador olhar pela janela do museu e ver uma cidade reconstruida e a crescer. (Campble youre wright, it makes you feel very good)
E verdadeiramente encoragedor conhecer historias como a de Sadako Sasaki, uma menina de 10 que desenvolveu uma leucemia, secundaria a efeitos da radiacao da bomba.
Sadako, acreditava que se conseguise dobrar 1000 passaros em origami, simbolo de felicidade e longevidade no Japao, ficaria curada Infelizmente a leucemia ganhou e Sadako nao terminou os seusv1000 origami.
Foram os seus colegas de escola que os terminaram. A noticia espalhou-se e rapidamente escolas de todo o Japao e de todo o mundo enviaram origamis, inspirados pela historia de Sadako.
Foi mais tarde proposta a construcao de um memorial.
Encontra-se no inicio do parque e esta cheio de origamis provenientes de todo os cantos do mundo, como que uma corrente de paz e para lembrar todas as criancas que sofrem os chamados efeitos colaterais da guerra.

Foi uma daquelas manhas que dificilmente irei esquecer...

Segui no comboio para himeiji, para ver o maior castelo do Japao.
E um belo monumento, e enorme esta estrategicamente no meio da cidade e rodeado por um enorme parque. ...mas depois de Hiroshima...
Visitei o castelo sobre chuva. Parece que o outono esta a chegar, e voltei a Kyoto.
Actualizei o meu blog, ou pelo menos tentei, e acabei o dia a comer gelado e chocolate com o Will... amanha vai ele para Hiroshima!

Sem comentários:

Enviar um comentário