domingo, 4 de outubro de 2009

Entre templos e altares

26 e 27 de Setembro 
Foram dois dias de, Templo, Templo, Templo, Templo, Templo, Altar, Altar, Altar, Altar, Gueisha, Jardim Zen
 
E sempre assim, cada vez que me consigo orientar com uma cidade, ou tenho de me ir embora, ou fica de noite.
Acordei tarde, e so me pus a descoberta das centenas de templos de kyoto ainda mais tarde... confesso que ja estou um pouco cansada e ja um pouco preguicosa.
Mesmo assim la fui eu, estudar o mapa, a forma mais barata de me movimentar dentro da cidade e os horarios dos templos.
E um grande wishful thinking, julgar que e possivel visitar todos os templos de Kyoto.


Em primeiro lugar sao mais que muito, entre templos e altares, castelos e afins... so com um mes e uma carteira recheada de dinheiro, os bilhetes custam entre 300 e 600 yen, as vezes 1000 ou seja entre 3 e 10 euros.
Mesmo assim, acho que consegui fazer o que queria.


Comecei com o templo de kiyomizudera, e com o seu respectivo altar, Jishu-,jinja.
Estava cheio de estudantes e turistas.


Situado em Gion - o districto das gueishas, ainda e possivel cruzar com uma ou duas pelo caminho, o que (claro) da direito a serem bombardeadas com pedidos dos turistas para tirarem fotos atras de fotos...eu tambem tirei...mas de longe.


Deste templo sei dizer que esta associado a uma escola budista inicialmente fundada em Nara no sec. XVII e que o seu altar e visitado por um numero sem fim de pessoas que buscam nos seus santinhos curas para os males de tudo, sobretudo...de amor! Pelo que entendi funciona assim como uma especie de santo antonio... arranja-me um maridinho.


Quando olhei para o relogio nao so ja passava da hora de almoco, como da hora de maior parte dos templos fecharem as portas...

ainda tentei correr para o proximo, mas entre loja e altar, gueisha e gelado de cha verde, fiz uma viajem a nossa senhora da asneira ate ao Ryoan ji... fica claro para amanha bem cedinho!

... e assim foi!


Cedinho ja estava na estacao central de kyoto e pronta para fazer a meia maratona-templo.
Comecei logo pelo Kinkaku ji, ou o templo dourado, isto porque e ...dourado!
Depois fui ate ao Ryoanji e vi pela primeira vez um jardim Zen... e sim... deixa-nos em estado Zen!
Seguiu-se o Ninnaiji que tambem tem um jardim Zen e e conhecido por ser uma escola de cha.


Atravessei a cidade e fui ate ao Ginkakuji... sim, nao me enganei, so muda o G com o K e foi o suficiente para me trocar as voltas todas com os autocarros.


Lindo, quer um que o outro, mas gostei mais do jardim do Ginkakuji.
Com o sol a por-se e com a chegada das 16.30 fiz o caminho da Filosofia, onde fui devorada pelos mosquitos!


Ainda consegui visitar o altar Yasaka jinja, ja que este nao fecha... ja nao tinha pernas para caminhar pelo parque, e arrastei-me ate atingir o limiar da dor nos pes pelas ruas de Gion e das lojas...onde nao pude comprar nada porque no japao, senhoras e senhores: E tudo caro!

Regressei a casa com uma sopa de abobora que consegui desencantar nao sei bem onde... tomei um merecido banho e capotei (como diz a minha super suzete) no tatami do Tomo

Sem comentários:

Enviar um comentário