quinta-feira, 8 de outubro de 2009

o mundo maravilho do aeroporto de Heathrow

8 de Outubro

Como o voo cancelado e mais de 24 horas acordada... la vou eu a caminho de lisboa na nossa TAP, num lugarzinho a janela e com um brilhozinho nos olhos...

E da maneira que ainda consigo almocar umas pataniscas!!

Com um brilhozinho nos olhos
E a saia rodada
Escancaraste a porta do bar
Trazias o cabelo aos ombros
Passeando de cá para lá
Como as ondas do mar
Conheço tão bem esses olhos
E nunca me enganam
O que é que aconteceu diz lá
É que hoje fiz um amigo
E coisa mais preciosa no mundo não há
É que hoje fiz um amigo
E coisa mais preciosa no mundo não há

Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Passa aí mais um bocadinho
Que estou quase a ficar louco
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Portanto
Hoje soube-me a pouco...

aqui vou eu!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tokyo # 1

6 de Outubro

Espero que o tufao chegue depois das 11 da manha...

Tokyo # 2

5 de Outubro

Sai de casa com a Kumi, e as 8.30 da manha ja estava dentro do Meiji Jingu.
Magokoro - Secret heart - Este templo shinto e dedicado ao imperador Meiji e sua imperatiz Shoken e a pureza dos seus coracoes.
Caminhei rumo ao yoyogi park, onde pude constatar a ironica realidade do enorme numero de sem-abrigo que a cidade de Tokyo tem. Milhares, segundo o que li no lonley planet.
E ironico nao e... uma das cidades mais caras do mundo.
Almocei em Sibuya e por ali me deixei andar. Visitei umas lojas de roupa onde nao pude deixar de rir as bandeiras despregadas com o preco, com a musica e com as empregadas, que pareciam uma versao asiatica de barbie meets casa de passe em braga! A serio...! Lindo!
Loja por loja... venham as de tenis... musica e livros.
Depois disto tudo fiquei a ver a hora de ponta em tokyo no cruzamento de Shibuya.
Ainda esperei pelo Bill Murray, para me susserrar qualquer coisa ao ouvido antes que comecasse a chover... mas nao!
Nem tao pouco cheguei a ouvir o Just like honey dos Jesus and Mary Chain.
E comecou a chover!
Voltei a casa com a kumi e descobri que um tufao - dos grandes - vem a caminho do Japao... chega na quarta!

Como eu ...quarta-feira...7 de Outubro... as 23.10 no voo IB3118... a Lisboa... a casa!

Tokyo # 3

4 de Outubro.

Lazy Sunday e ratatui...
Desta vez fui eu que cozinhei!

Tokyo # 4

3 de Outubro
A Kumi emprestou-me um vestido... vintage, comprado na Paris de france! E devo dizer que foi uma sensacao muito estranha vestir roupa..."normal". Senti que estava a brincar ao carnaval, ou a vestir os da minha mae!
Fomos ate um restaurante italiano de um amigo da Kumi, e depois do almoco encontrei um Elvis Japones!


Depois fomos ate Shinjuku, subi ate ao 46 andar do tokyo metropolitan government offices para ver Tokyo do ar... Mesmo assim nao a vi toda!
Voltamos a casa onde a Midori e dois amigos nos faziam um jantarinho...
A nossa sorte: A Midori e importadora de vinho frances!
Foi um belo jantar! Deu para matar a saudade de um bom tinto... mas mesmo assim e nao desfazendo deste magnifico jantarinho!!... quero um touriga nacional, ou um Luis Pato...Douro ou alentejano! Quero vinho portugues e uma patanisca!

A caminho de Tokyo

2 de Outubro

Parece que o outono esta mesmo a chegar...


Chegou a altura de ir ate Tokyo.
Despedi-me do Tomo e de Kyoto e 3 horas e meia depois estava numa realidade completamente diferente!
A medida que o comboio se aproximava da cidade, havia mais luz, mais carros, mais pessoas mais predios mais neons... mais Tokyo.
Na estacao de Ikebukuro la fiquei eu a espera da Kumi que em 20 minutos ja estava comigo e com os meus sacos a desbravar pelo caos de pessoas e linhas de comboio para apanhar o comboio que nos levaria a casa... onde vou ficar durante 4 dias.

Fomos a casa so poisar as coisas e pegar na Midori, a amiga que divide a casa com a Kumi.
Levaram-me a jantar e ao Karaoke! Aqui esta ela: Kumi Saito a cantar um exito japones!


Recomendo!

Kurama e Kibune

1 de Outubro.
Ultimo dia em Kyoto

Depois de tanto blog, deixei-me dormir ate tarde...10 uuuuuuuuiii!
Tinha o dia reservado para ir ate ao monte de Kurama e Kibune.
Vi o anuncio no quadro do hostel e pensei que seria um belo sitio para terminar o meu Kyoto.
Temos de apanhar dois comboios, o que da 1 hora e meia de viagem.
Quando la chegamos temos mais um monte "encantado" onde existem, templos e altares Shinto. Shinto e uma religiao Japonesa, da qual nao se lhe conhece fundador, livro sagrado, ou tentativa de converter obrigatoriamente alguem ao shinto...Os valores sao muito simples,como a harmonia com a natureza, ser genuino, e sincero.
A natureza tem um papel muito importante, e respeitada e adorada como os catolicos respeitam e adoram Deus, por isso mesmo, encontramos altares onde os elementos adorados sao arvores, pedras, florestas, ou vulcoes, como a Fuji-san.
Kurama tem ambos, um templo principal Honden, o sino, e altares... continuamos a subir e a subir ate que se chega a um lugar, onde cedros enormes representam a encarnacao de Mao-son o conquistador dos maus espiritos, que desceu a terra para salvar todos os seres vivos destes espiritos...e nao brincadeira... os monges dizem sentir a forca deste Mao...acreditem a foto nao faz justica ao que se sente quando nos sentamos debaixo destas arvores, onde de facto se esta em harmonia com a natureza...
Depois de subir, ha que descer. Ca em baixo encontramos o altar de Kibune e as suas lanternas.
30 minutos de caminho junto ao rio ate a estacao e voltei a casa...
O Tomo ensinou-me a cozinhar tempura e mais uns pratos japoneses que eu nao poderei reproduzir em Lisboa ja que nao vou conseguir encontrar nenhum destes ingredientes... mas vou tentar!!
Estava delicioso, e depois de uma bela jantarada era preciso fazer a digestao!

Pegamos nas binas e fomos ate este altar... um dos favoritos dos moradores de Kyoto.
Basicamente e um caminho de pelo monte acima, todo ele feito de Torri, que demora 2 horas a ser feito....palavras para que!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hiroshima

30 de Setembro
Hiroshima

Hiroshima, 8.15 de 6 de Agosto de 1945, foi a hora o dia e o local, que os EU escolheram para lancar a primeira bomba nuclear, iniciando assim a era nuclear.
Depois do murro de ontem a noite, voltei novamente ao mesmo local... ver o museu, visitar o memorial e o restante parque.
Era suposto ser uma visita rapida, ou assim pensava eu. A verdade e que entrei no museu as 9 da manha e quando olhei para o relogio era meio-dia.
Entre a descricao cronologicas dos momentos antes e depois da bomba, aos relatos, a um todo contexto de Guerra em que o Japao estava envolvido, aos tratados e acordos de paz, ao ataque a Pearl harbor, ao pedido de rendicao meio duvidoso, e a grande vontade dos EU em terminar o projecto manhattan, lancando a bomba, durante 3 horas de visita senti a tensao de um final ja anunciado, e da tragedia humana que foi
E angustiante..
Nao sou nenhuma especialista de guerra, nem acho que tenho capacidade para entender todos os meandros e detalhes para dar uma opinao politicamente correcta.
A verdade e que o exercito japanes nao era nenhum santinho, nem tao pouco os EU eram flor que se cheire… e claro estamos a falar da WWII, podia ficar aqui ate amanha a tentar compreender o que leva um mundo inteiro andar a porrada
De politiquices nao posso opinar em nada, apenas que, por vezes as pessoas que tem o poder nao o sabem utilizar.
Posso tentar falar um pouco do que senti, perante as fotos e testemunhos que li do povo que estava no meio disto tudo...e que sobreviveu para ver os seus filhos, maridos, namorados, pais, irmao mortos ou a sofrer dos efeitos da radiacao, ver as suas casas destruidas, as criancas que morram, as que ficaram orfas, a pobreza a fome e as doencas que surguiram no meio disto disto... E assustador pensar que tudo isto aconteceu apenas 69 anos atras.
E mais assustador e pensar que foram homens e mulheres, com poder que fizeram tudo isto... nao foi um tornado, um sismo ou um tsunami.
Bem sei que e naife da minha parte, mas esta coisa do poder, grandes e pequenos poderes, e do efeito e impacto que podem ter na vida de uma outra pessoa e assustador, e pertuba-me que alguem possa lucrar com a desgraca ou infelicidade de outra.
O que e que se lucra, basicamente, em lixar a vida ao proximo?
Porem e no minimo inspirador olhar pela janela do museu e ver uma cidade reconstruida e a crescer. (Campble youre wright, it makes you feel very good)
E verdadeiramente encoragedor conhecer historias como a de Sadako Sasaki, uma menina de 10 que desenvolveu uma leucemia, secundaria a efeitos da radiacao da bomba.
Sadako, acreditava que se conseguise dobrar 1000 passaros em origami, simbolo de felicidade e longevidade no Japao, ficaria curada Infelizmente a leucemia ganhou e Sadako nao terminou os seusv1000 origami.
Foram os seus colegas de escola que os terminaram. A noticia espalhou-se e rapidamente escolas de todo o Japao e de todo o mundo enviaram origamis, inspirados pela historia de Sadako.
Foi mais tarde proposta a construcao de um memorial.
Encontra-se no inicio do parque e esta cheio de origamis provenientes de todo os cantos do mundo, como que uma corrente de paz e para lembrar todas as criancas que sofrem os chamados efeitos colaterais da guerra.

Foi uma daquelas manhas que dificilmente irei esquecer...

Segui no comboio para himeiji, para ver o maior castelo do Japao.
E um belo monumento, e enorme esta estrategicamente no meio da cidade e rodeado por um enorme parque. ...mas depois de Hiroshima...
Visitei o castelo sobre chuva. Parece que o outono esta a chegar, e voltei a Kyoto.
Actualizei o meu blog, ou pelo menos tentei, e acabei o dia a comer gelado e chocolate com o Will... amanha vai ele para Hiroshima!

Miyajima

29 de Setembro

Perto de Hiroshima existe uma ilha onde dizem estar um dos spots turisticos mais famosos do Japao...e e sim senhora.
Para alem do altar Itsukushima com a sua enorme Torii, ficarem ambos dentro de agua (quando a mare esta alta), existe um templo, Daishoin lindissimo - dos mais bonitos que estive - e um monte de apenas 535 metros, que claro, tive de subir. Eu a Charlotte e a Anne-Sophie, duas raparigas de Toulouse que conheci no hostel!
Foi o recordar dos tempos em que tambem vivi em toulouse! O pao o queijo o fois gras...

A Anne -Sophie e terrivelmente (no bom sentido) parecida com a Tania Castro (para quem nao sabe uma amiga, enfermeira no HFF, essa bela instituicao), como podem constatar na figura anexa!
Ate a forma como ela pinta os olhos!!


Para chegar a ilha e preciso apanhar um comboio e um ferry, e depois...andar e andar.
Comecamos por comer umas momiji manju, uns bolinhos deliciosos tipicos da ilha... em quase cada esquina havia uma pastelaria que os fazia. Todo o ar da ilha estava perfumado por aquele cheirinho de bolinho acabado de fazer... assim como a minha casa, noutros tempos, em certos domingos em que a minha mae fazia tortas de chocolate e bolo de iogurte para "aproveitar o quente o forno" - ora aqui esta um sinal notorio de saudadite!!
O momiji eram bons, mas as tortas da minha maezinha sao melhores!
Fomos subindo pelo templo... e depois pelo monte, e acreditem... Fui duro! Mas valeu a pena a vista!
Descansamos a pernas e decidimos apanhar o cablecar, nenhuma das tres tinha pernas para continuar.
Depois daquela caminhada, veio o merecido almoco.
A Charlotte e a Anne tiveram de ir andando, porque o bilhete delas terminava as 17.30, eu fiquei para tras sentadinha a ver o sol a ir para o outro lado do mundo.
Voltei a Hiroshima, ja de noite e a chuver e decidi visitar a Dome atomica e o memorial as criancas...
Foi assim um murro no estomago.
Ficar parada, sozinha, de noite perante aquele edificio, prova de uma das maiores atrocidades humanas, infligida por humanos... foi dos momentos mais tristes que tive durante estes seis meses.
Sera que nao aprendemos

Nara

28 de Setembro
Nara
Com base montada em casa do Tomo, decidi fazer uma viajem de 3 dias a Nara, Hiroshima e Miajima, ja que fica tudo a menos de 2 horas de comboio e com o JR pass e uma maravilha viajar pelo Japao.
Nara foi em tempos capital do Japao e como capital que outrora foi esta cheia de... templos e altares! Obvio!
No entanto Nara e bem mais simples de se visitar, ja que tudo esta meio concentrado num dentro de um parque, repleto de veados! E giro ve-los a cornada aos turistas que compram biscoitos para lhes dar!
Segundo reza a lenda, houve um Deus que desceu a terra montado num veado, o que faz deste animal sagrado.... e estao por todo o lado.
Eu e Will fomos ate ao centro de informacao turistica, onde uma senhora muito simpatica nos recomedou os servicos de uma guia ainda mais simpatica, que acabamos por aceitar e que acabou por se revelar um doce de senhora que nos fez companhia todo o dia!
Kiyoko Nakatani, explicou-nos um monte de coisas, almocou connosco, e no fim ainda nos levou ao seu sitio especial... daqueles que nao vem no lonely planet e que so quem e de Nara conhece!
Ora, aparte deste sitio especial, Nara e famoso pela sua pagoda de 5 andares, Nigatsu-ji, sangatsu-ji, Tamukeyama hachimangu e o seu Templo de Todai ji, que ja ardeu 4 vezes mas possui o maior buda... isto cheira-me que todos os paises tem o maior budha!
Anyway!
Foi um belo passeio um belo almoco e um belo dia!
Cheguei a Hiroshima, cheia de fome e dores de cabeca... nada de importante, mas a verdade e que descobri um novo tratamento para dor de cabeca. - Chama-se Chu-Hi, vodka japonesa que pedi por engano julgando ser seven-up...
Digo-vos, Chu-hi com tempura... e melhor que paracetamol!