domingo, 30 de agosto de 2009

De volta a Asia

11 de Agosto


Cheguei ao Vietnam!
Agora durante 20 dias vou estar acompanhada, a Crew Tuga Galo de Barcelos: Ze, Silva, Nho e Eu!
Foi uma emocao voltar a ver amigos, e falar portugues! Parecia uma emigrante! 4 meses a falar e a pensar em Ingles...all the time!! Estava a 1000/h, falei falei falei! Amigos!! Agora ja posso dizer: Isto e muita giro!! Na e?!! Dizer asneirolas ... essas coisas!
Fomos ate ao hotel - sim, eu fiquei num hotel! - de taxi. E aqui comecou o stress!
Durante estes 4 meses de viagem encontrei muita gente que se queixava amargamente de que a India e o Vietnam sao os paises dos esquemas e dos negocios impossiveis de fazer sem chatice e da trafulhice! E parece que sim!O primeiro episodio foi logo com o Ze manel do taxi, que nos levou do aeroporto ate ao hotel. E que no aeroporto, ele concordou que nos levaria por 100.000 Dongs, so que quando chegamos ele decidiu mudar o preco, e comecou a 150.000... O Nho, entrou logo em accao... e depois de 30 minutos em abre a mala do carro, toma os 100, vamos a policia e nao vamos a policia, la conseguimos que ele me desse a mala, aceitasse os 100.000 acordados, e se fosse embora!Comecava assim a aventura neste pais maravilhoso: Vietnam!Ho Chi Minh, ou a antiga Saigao, e uma cidade como todas as outras que vi na Asia. Acho que tem mais motas que pessoas, aqui a musica de fundo sao 8 milhoes de buzinhas, e atravessar a estrada e assim como que um numero de circo... o truque e simples: Andar! Andar, a direito, com a mesma velocidade, sem olhar e sem medos! O resto do transito ira fluir naturalmente da mesma forma e quando menos se espera estamos do outro lado!Fomos dar uma volta a cidade. Almocamos no mercado, uma deliciosa noodle soup com fresh spring rolls e acho que eles entenderam porque razao eu engordei 7 kilos! A comida estava deliciosa.



Passamos em frente ao hotel de Ville, onde esta a estatua do homem que rebatizou a cidade de Saigao: O Tio Ho Chi Minh - aquele que ilumina - Nguyn Sinh Cung, o seu nome, e o heroi vietnamita que reunificou o Vietnam.



Fizemos uma visita ao museu da Guerra.



E mais uma vez fiquei impressionada e deprimida com o ser humano. Ver as atrocidades que se fizeram, bilateralmente, por causa de uma guerra sem grande logica! Algumas das fotos eram-me ja conhecidas, mas nao deixam de me impressionar. Sobretudo as que mostram os efeitos do agente laranja. O que me perturba e a incapacidade de aprendizagem, e porque razao se continuam a fazer guerras... sei que e um pensamento muito naife, mas depois das fotos que vi....

Em transito.

10 de Agosto

up n' away


Acordar as 4 da manha, sair as 4.30, apanhar avioes! 4... Cristhchurch para Melbourne, Melbourne para Perth, Perth para Singapura, Singapura para Ho Chi Minh, Vietnam!

Ultimo dia da Kiwi Experience

9 de Agosto

Hoje tirei o dia para me deixar andar a vadear em Cristhchurch, como se fosse uma Kiwi...
Fui entregar a minha Elfa, e despedi-me da minha companheira de viagem!
Comecei logo com um concerto desta banda: Woolshed sessions.
... belo concerto.
Como ja aqui tinha dito, a NZ esta cheia de gente talentosa que faz musica. E claro que andei a procura dessa musica.
Brooke Fraser, Luke Thompson, Age Pryor, Fur Patrol, Ladyhawke, etc... com o Age Pryor, encontrei as Woolshed sessions. Uma banda composta por varios artistas, todos eles songwriters com os seus projectos, que se juntaram para fazerem umas musicas, com o cuidado de utilizarem instrumentos tipicos da NZ e Maori e o resultado foi este belo CD. E um bocadinho folk, mas eu gosto muito!

Vi o concerto e no fim, (mais uma historia a Rita), acabei por conhecer a banda, e ainda fiquei a conversa com eles, sobre musica e sobre Portugal.

Aparentemente a rapariga da bilheteira contou-lhes que havia uma portuguesa na cidade que nao so comprou um bilhete para o concerto como conhecia as woolshed sessions e a musica do Age Pryor! E assim foi no fim do concerto perguntaram quem e que era da NZ quem nao era e la chegaram a mim! Espectacular!

"So you are the portuguese girl that knows Age's music!? Come on, he whats to know you!"


O que e que eu posso fazer! estas coisas acontecem! Durante o concerto tambem conheci o Ken e com a Joahna, um casal muito querido que se sentou ao meu lado, ele arquitecto e ela farmaceutica, ambos reformados cheios de historias para contar. Depois do concerto e da conversa com os musicos, deram um passeio comigo pela praca. Eles contaram as suas aventuras das muitas viagens que fizeram quando tinham a minha idade, e eu contei as ainda, curtas e fresquinhas, aventuras. Convidaram-me para almocar e assim se passou parte do dia! Boa musica, boa comida, excelente conversa.



Depois deixei-me perder pelo jardim botanico e vi o ultimo por do sol na Nova Zelandia.








Amanha comeco a subir...

Cristhchurch

8 de Agosto

Cristhchurch e uma cidade agradavel por so, tem um jardim botanico gigante, esplandas, rios e riachos, cantinhos e recantos, bibliotecas, livrarias e lojas de musica, museus e centros de arte contemporanea, cafes e esplandas para todos os gostos e esta bem organizada, ora se a isto lhe juntaramos um festival de artes! Uhuuhhh!! Temos uma cidade feita a medida da Rita. Acordei cedo para sentir o pulso as gentes e aos mercados, comi uma salada com tudo ao que tinha direito: Abobora, feta, pinhoes, tomates secos, rucula, tomate cereja... boa que se farta! Depois fui dar uma volta ate a penisula de Akaroa, ja que tinha de entregar a minha Elfa vermelha no dia seguinte!Akaroa foi a primeira cidade que os franceses aqui fizeram, e e assim como que uma aldeia de pescadores de franca. Mas bonitos sao mesmo os caminhos de terra batida que eu a minha Elfa descobrimos e que nos levaram ate a Long Bay beach! Mais um cantinho do mundo daqueles que adoro descobrir...
Depois la fui para casa a cantar as musicas do CD novo que comprei: Woolshed Sessions.

Christchurch

7 de Agosto

Ta Moko

Tekapo

6 de Agosto

Bad day, looking for a way home,
looking for the great escape.
Gets in his car and drives away,
far from all the things that we are.
Puts on a smile and breathes it inand breathes it out,
he says,bye bye bye to all of the noise.
Oh, he says, bye bye bye to all of the noise.
Hey child, things are looking down.
That's okay, you don't need to win anyways.
Don't be afraid, just eat up all the grayand it will fade all away.
Don't let yourself fall down.

Bad day, looking for the great escape.
He says, bad day, looking for the great escape.
On a bad day, looking for the great escape,
the great escape.
Patrick Watson - Great Escape


Mais uma viagem de carro... e que viagem!
Comecei a minha subida para Cristchurch, e a contagem decrescente para deixar a NZ.Foram entre 8 a 9 horas a conduzir, e atravessei mais montanhas e planicies gigantes e 4 lagos cada um mais bonito que o outro Hawea, Ohau, Pukaki e Tekapo, onde fiquei.A regiao e a de Canterbury e e conhecida pelo Mt Cook e todo o seu parque natural, e porque foi aqui que o Peter Jackson filmou a grande batalha da midle earth.O Mt Cook, so o vi de longe, mas os lagos vi-os todos, e todos sao assim um miminho da natureza! O lago de Ohau, foi mais o mais especial, ja que nao havia ninguem la... era eu o lago e montanha! E uma das vantagens de viajar na NZ durante o Inverno!Chegada a Tekapo, procurei um sitio para ficar, e acabei num lodge muito giro, com uma vista brutal para o lago e cheio de muidos! Uma escola primaria a fazer uma visita de estudo ao centro de astrologia de Tekapo! Diversao!

O lago Tekapo tambem e conhecido pelo LOTR e porque tem uma igreja muito pequenina e com o altar mais original que conheco, que e basicamente uma enorme janela com vista para o lago. Se alguma vez tiver de me casar pela igreja, considerem-se convidados para comparecerem por volta da hora do por do sol na Church of the Good Shepherd, New Zealand!

Tragam supebocks e sardinhas!

Sounds n' Earthquakes

5 de Agosto

I believe in you and me
I'm coming to find you
If it takes me all night
Wrong until you make it
And I won't forget you
At least I'll try
And run, and run tonight

Everything will be alright
Everything will be alright
Everything will be alright
Everything will be alright
I was out shopping for a doll
To say the least, I thought I've seen them all
But then you took me by surprise
I'm dreaming bout those dreamy eyes
I never knew, I never knew
So take your suitcase, cause I don't mind
And baby doll, I meant it ever time
You don't need to compromise
I'm dreaming bout those dreamy eyes
I never knew, I never knew

But it's alright...
Everything will be alright
Everything will be alright
Everything will be alright
Everything will be alright

The Killers - everything will be alright, Hot fuss

Mais longe do que isto nao posso ir!
A minha viagem ate quase ao fim do mundo, comeca em Manapouri, uma "aldeia" (2 ou 3 ruas e um porto) junto a um lago.
Esta minuscula aldeia serve de base para o Kepler Treck, uma caminhada de 4 dias que nos leva ate Milford sounds. Eu nao tenho esses 4 dias, mas diz quem os teve, que vale muitissimo a pena! Mais uma razao para eu voltar a NZ.
Voltando ao meu fim do mundo.
Apanhamos um barquinho, que atravessa o lago com o mesmo nome da aldeia - Manapouri - .

Se se conseguir resistir ao frio antartico que se sente, podemos ir no terraco do barco para apreciar a vista. Eu consegui o tempo de 5 musicas... tinha as maos demasiadas geladas para conseguir puxar a manga do casaco para cima e chegar ao relogio. Ainda assim consegui tirar umas fotos.

A seguir ao barco, entramos num autocarro que desce por uma floresta encantada onde as arvores tem centenas de anos, e as queda de agua sao como que rios que correm montanha a baixo...ate chegar a Deep Cove, onde entramos num outro barco e vamos atraves do sound ate ao mar da tasmania... neste caso o meu fim do mundo!

A esta zona chamam-lhe sound. mas tambem pode ser um fiord... e qual e a diferenca, perguntam?Um sound e como que uma baia gigante, bem mais profunda e cheia de agua do mar.

Um fiord e a mesma coisa, mas esta cheio de agua proveniente de um glaciar!
Eu acho que eles lhe chamam sound, mas na verdade e um fiord.... ou vice-versa, eitherway, e dos sitios mais misticos, virgens, e naturalmente, de uma beleza indescritivel em que alguma vez estive!
Para alem das montanhas que o rodeiam estarem cobertas de arvores e neve, existem pinguins, aves, golfinhos, focas tudo numa perfeita e incrivel harmonia!

O momento magico foi quando pararam o barco no meio do fiord e desligaram o motor.
De repente fiquei envolvida por um silencio e num misto de sensacoes e sentimentos que nao sei se alguma vez tinha sentido... fiquei com a certeza que tudo vai ficar bem... que eu vou ficar bem...resumindo numa so palavra: Paz


Regressei a casa com a alma descansada... e de tanto voar no pensamento queimei a minha sopinha de abobora... consegui salva-la com leite e uns pos de gengibre!
Como o dia nao tinha tido emocoes fortes suficientes, ainda levei um abanao...com um terremoto! E verdade, estava sentadinha na sala a conversa e a ver fotos, quando durante um minuto, senti a terra a dancar!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A caminho do fim do mundo

4 de Agosto

Acordei bem cedinho e tomei o pequeno almoco na cozinha da guesthouse com a melhor vista de sempre!

Agarrei na Elfa e fiz-me a estrada! O destino Te anau... mais uma cidade mais um lago!

Mas antes disso ainda tive tempo para visitar as outras aldeias que ficam encostadas ao lago. Mais um caminho lindissimo, cheio de curvas e contra-curvas que termina neste pacato cantinho de montanha... E assim, na NZ, pacato e isto!

O caminho para Te anau foi muito cansativo. Nao chovia, caia um diluvio e estive sempre a fazer contas de cabeca a tentar acertar no Km em que ia ficar sem petrolio, ja que todas as estacoes que fui encontrado eram selfservice e nao aceitavam cartoes do montepio ou da caixa geral de depositos! Mas a musica do Van e as pianadas da Nina deram para distrair.

La cheguei a Te anau, bem de saude e com petroleo no deposito.


Te anau serve como um ponto de partida estrategico para visitar Milford Sounds, que e um dos exlibris da NZ. Segundo os locais e Beatiful!! So que eu nao o vi!!

E esta e a razao pela qual eu tenho de voltar a NZ.
Como e inverno, e perto da antartica, neva que se farta. Quando a neve e mais que muita ocorrem avalanches, e quando se junta muita neve com avalanches e terremotos existem estradas que desparecem. Foi o caso da estrada que nos leva ate Milford Sounds... De repente havia metros e metros de neve que bloquearam completamante a estrada.
Plano B:
Como nao da para ver o Milford, vou antes fazer uma visita ao irmao mais velho e maior: O Doubtful

Queenstown

3 de Agosto
Hoje fui explorar Queenstown.


Uma cidade estacionada a frente de um lago enorme, rodeada de montanhas lindas com vilas ainda mais bonitas pelo caminho! Nao ha grande novidade! Aqui na NZ e tudo assim... bonito e grande! Queenstown e conhecida pelas estancias de ski e pelo AJ Hackett, mais um Kiwi cheio de tempo e imaginacao, e pai do Bungy Jumping.

Fui ate ao jardim botanico, tirei umas fotos com as arvores, comi qualquer coisita...relaxar

Uma voltinha muito descontraida para depois terminar o meu dia a saltar...

Aaaaahhhhhhhh!!!!