segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bali #9

28 de JunhoO que e que eu posso dizer... mais do mesmo!


Acordei com uma dor de cabeca enorme gracas ao antibiotico e a infeccao, tomei o meu pequeno almoco, e li um bocadinho...
Fui ate ao hotel dos pais da Liv, e fiquei a beira da piscina a ler o meu livrinho (que estou a adorar), descansadinha a sombra da palmeira, dormi uma seista.
Almocei, li mais um bocadinho e depois fui ao meu ritual: Caminhar na praia enquanto vejo o sol a ir para o outro lado do mundo!
E bom ver a praia cheia de Balineses.
Jogam a bola, brincam com os filhotes, namoram, passeiam, nadam, tiram fotos, rezam, meditam... aproveitam este maravilhoso final de dia! Todos os dias!
A noite fazem espectaculos (sao mais uma festa) na praia com djambes e malabarismos com fogo...Lindo!

Sinto-me bem aqui!
Mesmo com uma infeccao de ouvidos!

sábado, 27 de junho de 2009

Bali #8

27 de Junho

Depois de um Dinner-party animado, com muita comida balinesa, boa musica e muito boa gente, voltei para o meu quartinho de alma coracao e barriga cheia!
O Cheyne, o Rocky, o Ketut, e o Riff, foram impecaveis e imparaveis. Gracas a sua paciencia e dedicacao consegui por-me em pe de uma prancha de surf!
Obrigado!
Ontem despedi-me da Carley. Infelizmente as ferias dela terminaram. Por esta hora ja deve estar de volta a Auckland...
Mas seguramente ainda nos vamos voltar a ver daqui a umas semanas na Nova Zelandia.
Hoje vou passar o meu dia num registo mais calmo... com tanto surf e tanto mar nestes ultimos dias... ca esta ela: Um bela infeccao de ouvidos!
Ja era sem tempo! Ha 2 meses a viajar sem nunca ficar doente!
E uma infeccao de ouvidos nao e doenca!

Bali #7 Surf's up, parte IV

26 de JunhoEu, a minha Andreia Sofia e o meu djambe na minha sala... e esta musica MUITO ALTO!!

Usando as palavras das eternas musicas da minha querida Nina Simone... I'm feeling good!

"Feeling Good"

Birds flying high you know how I feel
Sun in the sky you know how I feel
Reeds driftin on by you know how I feel

Its a new dawn
Its a new day
Its a new life
For me
And Im feeling good

Fish in the sea you know how I feel
River running free you know how I feel
Blossom in the tree you know how I feel

Dragonfly out in the sun you know what I mean, dont you know
Butterflies all havin fun you know what I mean
Sleep in peace when day is done
Thats what I mean

And this old world is a new world
And a bold world
For me

Stars when you shine you know how I feel
Scent of the pine you know how I feel
Oh freedom is mine
And I know how I feel

Its a new dawn
Its a new day
Its a new life
For me
And Im feeling good

Bali #6 Surf's up, parteIII

25 de Junho
A terceira e ultima aula de surf (ou pelo menos assim eu o pensava), nao correu assim la muito bem, so consegui apanhar 3 ondinhas como deve ser. Mas mesmo assim... Adorei.
Quando me estava a despedir, o Cheyne, que gostou muito da minha vontade de aprender e empenho (palavras dele), ofereceu-me mais uma aula, gratis, e ainda me convidou para uma Dinner-party! Ole!
Nao variando muito, acabei o dia a caminhar na praia.
Foi com grande pena que me despedi do Mr Russel e da Miss Kim, num jantar delicioso no terraco de um restaurante em frente a praia.
(uhm... acho que me vou habituar a estes dias de "ferias")

Bali #5 Surf's up, parte II

24 de junho
Quanto mais "surfo" mais quero "surfar"!
Estou a adorar!
Surf de manha, ler a tarde, caminhar na paria com o por do sol, e a noite ver as estrelas com um cha e musica que o Agnon (o dono da villa) me deixa no meu alpendre.

Bali #4 Surf's up!

23 de junho
Sou a mais recente fan deste desporto! Surf!
Eu sempre gostei muito de estar dentro de agua, mas nao fazia ideia que de ia gostar tanto desta coisa de caminhar nas ondas com uma prancha!
E nao e que eu consegui por-me de pe!!! Logo na primeira aula! (eu acho que foi sorte de principiante... a ver vamos)
No final da aula apareceu o Cheyne Horne, outrora o campiao mundial de surf para nos dar animo e motivacao para a proxima aula!
Amanha ha mais!
No fim do dia... houve mais um magnifico por do sol e uma corridinha na praia...

Bali #3

22 de Junho

O dia de hoje foi bastante produtivo.
Comecei por palmilhar todas as escolas de surf na praia de Legian (sim porque fugimos da confusao da praia "principal" Kuta, que e muma grande confusao). E ao fim de 4 escolas escolhi a da Quiksilver! Amanha comeco a minha aventura do surf!
Depois com a ajuda da Liv e do Adam encontrei um quartinho numa villazinha com pequenos templos, um jardim, um cao, e um dono... tudo a condizer! Muito porreiro.
Com toda esta procura, estava na hora de almocar. Fomos ate um barzinho de praia comer um nasi goreng e caminhamos pela praia com este por de sol como cenario.
Uhm... I Like!!

Bali #2 Gianyar

21 de Junho
Depois de uma noite bem dormida, fomos visitar a familia do Made num Bali profundo, em Gianyar, que eu tive a sorte de puder conhecer.
Isto porque a familia da Liv ajuda financeiramente a familia do Made, um rapaz que eles conheceram numa das vezes que passaram ferias em Bali ha uns anos atras. hoje o Made e casado com a Niluh e tem duas lindas meninas, Putu, a mais velha e a Gemma Olivia.
Conheci tambem o Mr Russel e a Miss Kim, um casal amigo dos pais da Liv , que tambem ajudam a familia.
Quando chegamos a casa do Made fomos recebidos calorosamente.
A Leslie e o Brent trouxeram uma mala cheia de roupa e presentes. Nao consigo descrever o olhar de gratidao dos adultos e a alegria e euforia das criancas.
Depois foi a vez de o Made distribuir os seus presentes com as respectivas explicacoes. Eu recebi uma Garuda... Deus das viagens!
Enquanto as mulheres terminavam o almoco, fomos dar uma volta pelos campos.
Depois de um almoco delicioso de comida Balinesa, fomos ate Ubud conhecer a galeria onde o Made trabalha.
No caminho de volta puder ver o interior de Bali, os campos de arroz, as casa os templos e o vulcao.
Acabamos o dia no hotel dos Pais da Liv.

Em transito KL - Bali

20 de Junho
Bali

Dois meses depois de ter comecado esta aventura, chego a Bali, Indonesia!
Foi o reencontro da Familia Porter. Os pais da Olivia estao em Bali de ferias. A ultima vez que estiveram juntos foi ha uma ano atras quando os pais dela fizeram uma visita, ainda a Liv e o Adam estavam na China a ensinar ingles.
Foi bonito de ver o reencontro da familia.
Depois fizemos um jantarinho todos junto, Leslie e Brent, os pais, Carley, a irma mais velha, Jodi uma amiga de Carley, a Liv e o Adam e eu!
Assim como que um miminho a Leslie reservou-nos um quarto num hotel...com piscina! Um luxo!
Antes de ir dormir... um merecido mergulho!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

De volta a Malasia - Kuala Lumpur

17,18,19 de Junho
Kuala Lumpur
Deixando a Filipinas e mais uma noite passada em Dau, estamos de volta a Malasia... E ao Roti canai, o responsavel pelos meus 55 kilos... Sim eu engordei 7 ou 6 kilos. (Sem comentarios...vou comecar as corridas quando chegar a Bali)
Chegamos as 17 da tarde e por isso fomos em busca de quarto, e de comida. China Town! E o lugar! Ficamos no "hotel" Oasis que tinha um terraco com uma bela vista sobre a cidade, e um ambiente muito porreiro e descontraido, e foi la que depois do jantarinho conheci o Animator Steve de NY city e o Ananthan de Singapura.
Boa conversa e desenhos para terminar o dia, ja que o dia seguinte ia comecar as 6.30 da manha.

18 de junho
6.30 da manha e saltei da cama para ir ate ao KLCC, onde esta o exlibris da cidade: As torres Petronas! (Lembrei-me logo da minha Claudia Verde... E do entusiasmo todo com esta aventura e com as torres petronas enquanto procuravamos voos para o Camboja!)
As Torres sao bonitas e enormes, e o facto de estarem rodeadas por um parque muito bem arranjadinho torna-as ainda mais agradaveis, e nao faz delas mais um mamarracho de 84 andares!
E porque acordar as 6.30? Porque os primeiros 300 bilhetes ou qualquer coisa assim, sao gratis! Logo como backpacker que sou, tenho de aproveitar as borlas!
A visita comeca com um video promocional 3D das petroliferas Petronas... Sim., o petroleo e as maravilhas que o grupo petronas patrocina.
Depois subimos ate ao 46 andar, onde fica a ponte! E pronto! Vemos a vista, e 10 minutos depois voltamos para baixo!
Esta e sem duvida a parte chique da cidade, a dar pelas lojas Channel, Louis Vuitton, Cartier, Elizabet Ardem, Gap, Bvlgarie e por ai fora...
As Petronas tambem patrocinam uma filarmonica... e eu consegui um bilhete para um espectaculo no auditorio da Petronas Philharmonic! Tinha de ver o interior da sala! Claro! E consegui!
Comprei o bilhete e enquanto a Liv e o Adam foram a caca dos ultimos presentes para a familia, eu fui ate a embaixada do Vietnam tratar do visto, e visitar o centro de artes tradicinais malaias, onde pude ver como se faz o famoso Batik. Este foi tambem o lugar onde me belisquei toda para nao comprar um quadro e estragar o meu orcamento!
Ainda dei uma vista de olhos no que resta de uma vila tradicional malaia, e depois um pequeno pic-nic no parque das petronas, fui ate ao outro lado da cidade onde ficam os parques e a mesquita.
Vesti-me a rigor visitei pela primeira vez o interior de uma mesquita. Uma senhora muito simpatica, explicou-me umas coisitas sobre o qu'rao, e contou-me a historia da unica portuguesa que ela conhecia para alem de mim... nao ha muitos portugueses por estas bandas!De limonada na mao fui vistar o parque da cidade, que e enorme! E assim uma especie de Monjouic, mas nao tao bonito, mas esta cheio de jardins e parques tematicos, orquideas, passaros, veados e um lago enorme!
Fui visitar o parque dos hibiscos e orquideas. Um pequeno paraiso!
Depois mais uma daquelas coisas agradaveis que me acontecem... um dos segurancas a quem pedi informacoes, deu-me uma boleia na sua mota pelo parque, e levou-me ate ao lago. poupou-me uma boa hora de caminhada!
Perto do lago, existem muitos cantos e recantos extremamente romanticos... se calhar tenho de arranjar um namorado!
Caminhei ate ao metro e como o mundo e uma ervilha, encontrei o Jon e a Lisa, o casal dinamarques que conheci no autocarro mais frio do mundo a caminho de Manila! Mais um bom reencontro e conversa!
No fim do dia brindei-me com uma bela sandes vegetariana da subway (uhmmm) com as torres Petronas e um espectaculo de agua como companhia.
Vi o espectaculo, que era em malaio. Nao entendi nada do que eles diziam, mas vi a sala! Era o que eu queria!
A Phillamornic fica para uma proxima...quem sabe!

19 de Junho

Um pequeno-almoco saudavel e estava pronta para mais um dia em Kuala Lumpur.
Fui ate ao mercado comprar uns recuerdos para as minhas meninas e enviar mais uma caixa com os livros que ja li e umas prendinhas pro pessoal!
O plano era ir visitar a museu de arte islamica e caminhar ate ao lago, sentar-me comer uma manga ou duas e ler o meu livrinho!

Pelo caminho passei pela estacao de comboios antiga. Fiz mais um pic-nic, vi o museu - bastante impressionante - e caminhei ate ao lago.
No final do dia as dores nos pes eram mais que nunca, por isso optei por andar descalca! Que bem que soube!
Depois de jantar, fui vadear um bocadinho pela china town.
Como nao tinha sono, ainda vi um filme - coisa que nao faco ha muito tempo - He's just not into you! Que comedia de filme!

Amanha estarei em Transito

Gaja que e gaja gosta de ir as compras

15 de Junho

Como nao havia mais nenhum vulcao para subir, decidimos voltar a Manila. Ora nas Filipinas, pode nao haver muito dinheiro, pode haver prostituicao e americanos, velhos e gordos que voltam na esperanca de encontrar uma rapariga muito parecida a namorada filipina que tiveram durante a guerra, criancas pedem na rua todo dia e noite, e a Imelda com a sua gigante coleccao de sapatos, e ideias megalomanas, muita poluicao, tudo em paredes meias com uma cidade a esbocar uma capital cosmopolita que se orgulha muito do seu centro comercial. Por isso pode ter o maior Centro Comercial da Asia, e o 3 maior do mundo! Ah pois e!
Mas nao fiquem com uma ma ideia das Filipinas. Aqui as pessoas sao super simpaticas e estao sempre prontas a ajudar com um sorriso nos labios. Nao tentam extruquir dinheiro so porque veem um turista. Sao educados. Sao Catolicos e por isso acreditam e confiam so em Jesus! Sao super hiper mega romaticos e adoram musica a condizer! Em todo o lado havia musica... Aquelas que dao no Oceano pacifico, ou no cidade by night... Lindo!
Como nao havia nada para fazer e eu ate estava com uma especie de tosse suina, decidimos ir as compras!
As minhas birkis da tailandia ja estavam a morrer, decidi deixa-las descansar e comprei umas sandalias muito bonitas. Ainda que, continuo cheia de pena de os meus pes inchados do calor nao caberem nas lindas e maravilhosas merrel que as minhas meninas me ofereceram!
Tambem comprei umas Levis... uma fortuna... 19 euros!
Vi muita loja... ate porque a Liv vendeu toda a sua roupa antes de ir viajar e como tal precisava de comprar umas roupitas e assim. Convem, ja que ela e advogada e precisa de uns fatinhos para ir a procura de emprego!
Foi um dia passado num Centro comercial... fresquinho!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Taal vulcao

13 e 14 de Junho

Enquanto Lisboa inteira acordava com a boca a saber a papelinhos de danca e sardinha, eu deixava Manila rumo ao Lago Taal e seu respectivo vulcao.
Pelo caminho fui lendo o lonelly planet e fiquei com a sensacao que estava a caminho do paraiso, e nao me interpretem mal, o sitio e lindissimo, mas havia qualquer coisa que nao batia certo.

Nas margens do lago existem umas quantas aldeias de pescadores, que tornaram as suas garagens em "villas", e os seu barcos que outrora serviam para a faina, servem agora para transportar turistas ate ao vulcao, ja que este fica examente no meio do lago. E acreditem, e lindo de ver!

O problema, e que estas aldeias nao estao minimamente viradas pro turista! Nao ha um unico restaurante, nao ha bancos, os quartos sao muito, muito basicos e caros e o ultimo jeepney e as 18 horas... Por mim tudo bem! Havia um supermercado, onde comprei umas latinhas de atum, uma senhora simpatica a vender cenouras e tomates, uma outra a vender bananas, directamente das suas hortas. Ja para nao falar da paderia com uns bolinhos maravilhosos. Um deles muito parecido com um certo bolo de yogurte e coco que a minha rica maezinha faz! Uma delicia! Havia ainda uma senhora a vender arroz branco a 10 pesos o saquinho... Foi tudo o que precisei para fazer um verdadeiro festim!

O sitio onde fiquei, era abencoado pela bela vista sobre o lago e respectivo vulcao, e foi sobre ela que fiquei o resto da tarde: O vulcao e o meu livrinho! Estou a ficar uma rapariga cada vez mais simples!

Assim como que em modo de preparacao para subir ate ao vulcao na manha seguinte, fizemos um pic-nic e fomos dormir!

Preparados, que estavamos com agua, e uns bolinhos na mala, fomos ate ao Vulcao. A viagem de barco dura uns 35 ou 40 minutos e a paisagem e lindissima.



Ao chegar a ilha-vulcao havia que escolher: Ir a pe ou usar um cavalo magricela cheio de sede a ser explorado para levar turistas gordos pra cima e pra baixo? Uhmm... escolha difici! Resolvi lixar o negocio aos gajos e fui a pe!! salvem os cavalos!



No caminho estavam esta supermodelos a vender agua e sumos! Sao criancas lindas e muito ternurentas!



Quando cheguei la ao cimo encontrei um cenario de tirar o pouco folego que me restava!





Fiz mais um pic-nic e sentei-me a absorver toda a beleza que me rodeava.

A meio da viagem de regresso o homem do leme parou o barco! Foi um merecido e refrescante mergulho.