terça-feira, 26 de maio de 2009

Monte Kinabalu

24 e 25 de Maio

A intencao era boa mas, como ja aqui foi escrito varias vezes... viajar nao e igual a estar de ferias!
A ideia era subir o monte Kinabalu mas, aparentemente, o Parque Natural do Monte Kinabalu foi comprado por uma empresa, empresa essa que gere os trilhos, os guias, os carregadores, os lodges, e o Monte...Tudo! Empresa que e empresa, tem de ter lucro, e como tal a subida ao Monte tornou-se numa actividade chic, rodeada de bons e caros lodges, com postos de controlo por todo o lado, com licencas para tudo e como obvio: Muito cara! Tem um esquema muito bem montado de licencas e precos astronomicos por dormitorio!!(nem quis saber de singles ou duplos). Mesmo que a intencao seja so subir o monte (4095 metros) num dia, (que e exequivel) as licencas e a altitude desanimam logo uma pessoa.
Mas nao baixamos os bracos! Agarramos nas perninhas e fizemos todos os trilhos que o nosso orcamento permitiu! Acordamos bem cedinho, compramos a nossa entrada no parque, e andamos 10 km de trilhos! Foi uma manha dura! Mas valeu a pena!
Depois voltamos para o lugar que chamamos casa , comemos amendoins e passas, lemos os nossos livros e vimos mais um magnifico por do sol.
Uma coisa e certa, a empresa esta a fazer um bom trabalho no que diz respeito aos trilhos. Estavam limpos e bem assinalados. Pena e que o resto so vou poder ver da proxima vez que vier ao Borneu... De ferias.
Amanha vou para a selva... vou procurar macacos!

sábado, 23 de maio de 2009

Ultimo dia em Melaka

23 de MaioAproveitei este dia para dar mais uma voltinha nas chinatown de Melaka. Quanto mais vou viajando mais vontade tenho de viajar. Acho que vou pedir mais uma licenca... so para conhecer a China!
Visitei mais um templo, uma casa de cha com 350 anos, que tinha uma replica do sino da paz... Lindo!Depois tive uma licao sobre cha com a Susan. Bebi um cha de Jasmim...Perolas de Jasmim. Sao mesmo perolas de jasmim, feitas a mao com apenas 3 pezinhos de jasmim em cada perola.


Uma perola de Cha!
Visitei o museu islamico de Melaka! Mais uma licao sobre islao e sobre a comunidade mulculmana. Fiquei a finalmente a entender, a Medina, Meca, Qurao, os Sunitas e os Shiitas, e os Anjos de Mohamend.
Com tanta licao, fiquei com fome e experimentei mais uma comida malaia... Satay.
Imaginem um fondeu, mas inves de oleo, temos um molho de amendoin picante, onde podemos cozinhar carne, peixe, tofu, vegetais, ovos... Delicioso! Nao consigo comparar com nada que ja tenha comido! (Hipercalorico meninas!)
Foi uma despedida em cheio! E de barriga cheia!
Deixamos Melaka e fomos nos preparar para o proximo destino: Borneu!
E onde e que nos preparamos... No Tesco! O Adam meteu as malas no carrinho e fomos as compras!
Andava eu escolher fruta, mueslli, gel de banho e afins e eis o que eu encontrei! O pastel de nata!


Feitas as compras, rumo ao aeroporto de Kuala lumpur.
Nunca vi tal aeroporto!! Colossal! E um 2 em 1, um internacional, e um so para nacional e lowcost.
Mas visto que o voo era so as 11.15 da manha, e nos chegamos ao aeroporto as 02.00 da manha, o ultimo era a meia-noite e o primeiro era muito apertado para apanhar o chek-in aberto... tive tempo para ver o aeroporto lowcost todo, dormir nas maravilhosas cadeiras, e uma caminhada de 30 minutos ate aos correios, para enviar mais uns livros (ja so tenho 2) e uns recuerdos.
A verdade e que la apanhamos o aviao e neste momento estou em Kota Kinabalu, cidade principal da regiao de Sabah, no Borneu!!
Ora o Borneu, passo a explicar, e uma especie de pais-parque-natural, terreste e marinho.
Sao muitos os parques e estao por todo o lado. Vou, claro, tentar conhecer o mais que puder.
Por agora deixo aqui o nosso por de sol!
Nao se assustem se eu nao disser nada durante uns tempos, nao sei se na selva existe internet.
Verdade:
Sandakan: Cidade que fica no nordeste da ilha... vou passar por la passar! Algum pedido?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Alice

21 de Maio

Maria Alice Lopes Cabrito Cabaco, nascida a 21 de Maio de 1954, em Malpica do Tejo, Castelo Branco. Primogenita da Maria e Joao.
Desde pequenina que ajudava sua mae nas lides da casa e do campo, mas foi na escola e nas aritmeticas que relevou ter a sua maior aptidao.
Boa aluna que era, o seu no aparecia sempre no quadro de honra da sua escola primaria, secundaria e mais tarde, com uma bolsa de estudo da Calouste Glubenkian, no Instituto superior de contabilidade e gestao de Lisboa.

Citando a sua professora: "Oh Cachopinha! Esta era a rapariga mais esperta de Malpica!"
Entre a escola, e as costuras e alinhavos durante as ferias de verao, Alice e sua irma mais nova Emilia, foram crescendo saudavelmente na pacata aldeia de Malpica de Tejo.
Em Fevereiro de 1972, Alice perde-se de amores por um jovem rapaz, tambem ele de Malpica do Tejo mas residente em Lisboa.
Ze Cabaco, era o seu nome, era moreno de olhos verdes, bem aparecido e muito bem apraltado. Conhecido por ser um rapaz honesto e trabalhador, conduzir um carocha e partir coracoes la pros lados do Bairro Alto, onde morava com seus pais e dois irmaos, Joana e Joao.
Ora como jovem jeitoso, honesto, e apraltado que era, em 1972 o governo portugues, mandava estes jovens combater na guerra do Ultramar. Ze nao foi excepcao e Guine foi o seu destino de combate!
Alice, que ja tinha conquistado seu coracao, ficou sozinha a espera que o seu Ze voltasse do Ultramar...

Cartas e mais cartas cheias com promessas, juras, declaracoes de amor e muita saudade foram escritas ate que... Zeca (Afonso) cantou o Grandola Vila morena, as tropas sairam a rua e deu-se a revolucao! 25 de Abril de 1974... A guerra acaba!!
Apesar de nao ter saido a rua nesse dia, isto porque podia ver a revolucao da agua furtada da casa de sua futura sogra, que ficava estrategicamente na rua da misericordia, mesmo em frente ao Jardim de S. Pedro de Alcantara, Alice, sabia que os cravos trariam o seu Zeca de volta!
Com o regresso de Zeca e terminados os estudos de Alice, entre as promessas e as juras de amor surgiu tambem o Pedido de Casamento! Ao que Alice disse: SIM!

No dia 8 de Dezembro de 1974, Alice e Ze casavam na igreja do Chiado!

A noiva ia num lindo e simples vestido branco, Ze levava um fato da epoca impecavel, com patilhas as condizer!

A vida corria bem, mudaram-se para Linda-a-Velha e pouco tempo depois nascia o primeiro de 2 filhos: O Miguel.
Miguel era um rapaz caladinho e brincalhao. Gostava do Tupogigo, Lego e de dar saltos no sofa! Mais tarde descobriu grande aptidao para desmontar electrodomesticos e beber lixivia. O normal numa crianca.
Dois anos e nove meses depois, nasce Rita. Muito engilhada, um bocadinho pro feia mas com olhos grandes, tinha pessimo feitio para comer e dormir. Revelou logo muito cedo um forte interesse por musica, ballet, rasgar labios e cabeca, e enfiar botoes pelo nariz abaixo. Um tesourinho de crianca!

Enquanto Ze trabalhava com ajudante despachante de Alfandega, Alice ficou em casa a cuidar das suas 2 criancas e de sua mae, Maria, que adoeceu gravemente.
Apesar de tudo isto ja ser por si so um emprego, Alice, por ser uma mulher muito prendada, habilidosa para os trabalhos manuais, boa cozinheira, e com um grande olho para o negocio... ocupava o seu tempo livre a fazer rissois, bolos, lasanhas, casacos e envoltas em la para bebes, forrar molduras, baus e outros objectos a estanho e latao, pintar esculturas a oleo, que depois vendia a amigos, vizinhos e umas quantas lojas em Lisboa. Ainda assim, conseguia dar uma ajuda aos filhos nos trabalhos de casa, e explicacoes de matematica aos colegas dos filhos!

Os filhos cresceram, e ao fim de muitos cuidados, sua mae acabou por perder a luta contra o cancro.
Alice ficava agora com demasiado tempo livre.
Eis que chega a carta do ministerio das financas. Alice tinha sido admitida! Era agora a nova inspectora tributaria das financas!
Em grande festa e alegria, Alice comecou a trabalhar!

Os anos foram passando. Os filhos foram crescendo e percorrendo o percusso normal... escola, faculdade, os primeiros namorados e namoradas, as idas a discoteca concertos e festivais com os amigos, as mil festas de aniversario, os concertos na garagem, estudos intensivos para entrar na faculdade, entrar na faculdade, a bencao das fitas, o casamento do filho mais velho, a aventura na Asia da filha mais nova...
Tudo correu bem na vida de Alice, ate ao dia 27 de Dezembro de 2002, quando o coracao de Ze, de tanto amar, parou.

Para tras ficaram 28 anos de casamento, cheios de amor, lutas, vitorias, zangas, compreensao, alegrias, conquistas, azares, sortes, lagrimas, gargalhadas, orgulho, conversas, silencios, viagens, jantaradas, patuscadas e mariscadas... um sorriso com um cigarro no canto da boca e muita saudade!

Hoje Alice faz 55 anos. E quando se olha para ela conseguimos ver, 2 filhos que amam muito, assim de tudo, um marido que ate ao ultimo dia o verde dos seus olhos era mais brilhante quando olhava para ela, uma carreira num emprego onde todos a respeitam, um neto lindo com os olhos mais doces do mundo, e um coracao cheio de coisas boas!

Alice e a minha mae, e devo-lhe tudo o que sou!
Acho que nao vou exagerar se disser que a minha mae... E a melhor do mundo!

Parabens Mae!

Melaka!

19 e 20 de Maio

Cheguei a Melaka!



Um cidade classificada pela UNESCO, patrimonio mundial, e com alguma razao!

Esta cidade e um tesourinho cultural. Na mesma rua conseguimos ver um templo chines, um templo indiano e uma mesquita.

Temos uma china town, uma india town, mesquitas (ou nao fosse a Malasia um pais islamico), e europeu. Por falar em europeus... advinhem la quem e que tambem andou por estes lados no ano de 1509?? Claro os Portugueses!! O senhor Afonso de Albuquerque e companhia conquistaram a cidade e o Sao Francisco Xavier, para espalhar a palavra do senhor.

Esta cidade era um ponto estrategico para chegar as especiaras da India e da China. Porque nao tornar isto Portugues! Faz sentido.

Existe uma fortaleza - A Formosa - um bocado destruida pelos holandeses e ingleses que tambem andavam a procura de caril e cha e claro, tambem aqui se quiseram instalar!

Duas igrejas, a de Sao Francisco Xavier, a de S. Pedro, que ate tem uma Nossa Senhora de Fatima, um bairro Portugues, onde moram pescadores e os donos das marisqueiras que aqui existem! Aqui a comida tipica portuguesa e Marisco!

Ha tambem um monte de casinhas que basta olhar para elas e perceber de onde e que vem.

E bom ver a influencia Portuguesa na Asia!

E claro o melhor de 3 mundo culinarios: Hoje nao sei se vou comer chines, indiano ou malaio!! uhmm!

Cha de Rosa e Sundae de Morango

18 de Maio
Por aqui continuamos com o espirito aventureiro! por isso hoje para variar voltamos aos trilhos na selva.
Um pouco mais calmo mas foi na mesma uma emocao andar por selva serrada!
O ponto alto do trilho foi quando nos deparmos com um caminho que estava "bloqueado", mas com uma placa a indicar que a planta famosa, que a maior parte dos turistas pagam para irem a "descoberta" com um guia (a pagar, claro!), estaria por ali! Ora estasse mesmo a ver...! O Adam e a sua intuicao a frente, a Liv e euzinha atras! E eis que demos com ela!!

E uma especie de cacto.

Depois continuamos todos contentes por riachos e mais selva e fomos dar a um templo chines! Sam Poh - O templo dos 10.000 buddhas.
E pronto! Assim terminou a nossa inclusao pelas selvas das Cameron Highlands.
Seguido isto, e visto que as Cameron Highlands sao uma grande Quinta, fomos ate uma de morangos...
Vejam so o efeito que um sundae de Morango tem sobre mim! Estava uma delicia!

domingo, 17 de maio de 2009

"Faz uma coisa que te assuste muito, todos os dias!"

17 de MaioMEDO!!!
Fomos explorar as Cameron Highlands.

Escolhemos uns trilhos para fazer. Ja tinha lido no lonely planet quais poderiamos fazer, com a resalva de que: - "pode fazer os trilhos por si, existe sinalizacao, mas avisamos que com as chuvas intensas durante a noite, os trilhos podem ficar em maus estado, o chao escorregadio. E assim muito facil perde-se nos trilhos" E com esta resalva, e a carga de agua que caiu ontem a noite... Tomamos um grande pequeno almoco (Roti Canai e Kopi O) e fomos desbravar a selva!!
Ai que medo!! Os trilhos estavam bem molhadinhos e cheios de lama, rasguei as calcas, escorreguei, subi e desci, trepei, deslisei e claro em vez de uma esquerda, fizemos uma direita... e perdi-me!!
Mas o Adam e a Liv fazem estas coisas desde pequenos na Nova Zelandia, por isso acabamos por dar com a queda de agua! Borradinha de medo... mas fiz mais uma coisa que me assustava! Perder-me no meio da Selva!Estava tao concentrada em nao cair, que nem me importava se havia aranhas cobras ou outros bichos!
No fim a recompensa... uma bela vista do topo do monte Berembun e uma queda de agua bem bonita!
Acabamos a almocar com a Elizabeth, uma senhora inglesa, tao querida...Esta aqui a passar umas ferias, e enquanto comia um dalbaht viajamos com ela nas suas historias de lugares fantasticos. O seu lugar favorito no mundo: Peru!

(quando eu for grande quero ser como ela)
Mais descansada e de banho tomado, vou beber um chazinho e comer um pedaco de tarte de morango...Puff! Por hoje ja tive a minha dose de adrenalina!

sábado, 16 de maio de 2009

Adeus Perhentian, Ola Cameron Highlands

14 de Maio - Templo do Mar -
Fui mergulhar outra vez... Quanto mais mergulho mais quero mergulhar!!
Foi sem duvida o melhor mergulho da minha vida!
Vi tubaroes, peixes balao, raias azuis, peixes papagaio, corais de todas as cores, peixes palhaco (Nemos)... e uma Tartaruga!! Enorme!! Estava a comer, e a comer ficou! Tranquilamente! Pelo que percebi e "um" tartaruga, chama-se scott, so tem 3 patinhas, e mora ali, no templo do mar, em Tailandes: Tokong Laut!
Para quem entende de mergulho... estava tao a vontade que a garrafa durou-me uma hora!!
Mais um fim de tarde a procura de tubaroes, tirar fotos enquanto davamos saltos feitos loucos para o mar a partir do ponto mais alto do pontao, ver o por do sol e a comer Roti Canai!
Ao jantar, juntamos nos todos a mesa, os habituais Eu, Liv e Adam, mais o Sean e a Wendy - um casal sul africano a morar em Londres, que tambem se despediram dos seus trabalhos e andam a viajar pelo mundo. O seu plano e voltar a Africa do Sul, a Cape Town para abrir um hotel de backpackers. Conhecemos-nos na ilha de Koh Tao e andamos a fazer mais ou menos o mesmo percurso - O Steven - um escoces com um sentido de humor genial! E instrutor de mergulho, esteve a trabalhar nas ilhas phi-phi e decidiu tentar a sua sorte nas perhentian. Antes disso trabalhava num callcenter na escocia, e advinhem??? Sim despediu-se e veio para a Asia viajar e trabalhar! - e o Milan, um frances de Nantes, que nao gosta de franceses! Foi trabalhar para o Canada e agora anda a viajar pelo mundo!
Todos sentados na mesa a contar as suas historias, em jeito de despedida! Foi a ultima noite nas Perhentian!
Foi uma semana bem passada.
Entretida com o mar e os livros, as tempestades e os pores de sol, a comida e os batidos de fruta, os locais e os ingleses e alemaes que tornaram a ilha a sua casa. Os gatos e as gatas gravidas prestes a terem os seus gatinhos. Entre os enormes lagartos e aranhas. Os viajantes e os que estao de ferias!
O facto de muitos se esquecerem que estao numa ilha de um pais islamico... ou seja, nao ha alcool, nem porco, nem caes... mas mesmo assim, pediam a sua cerveja fresquinha!
Grandes dias a ser uma genuina vadia de praia!
15 de Maio
Acordei cedo para me fazer a estrada... a caminho das Cameron Highlands!
Ora entao, Cameron Highlands:
- E uma localidade que de tao "abencoada" de fertil que e, estou desconfiada que se eu cuspir para o chao, daqui a uma semana nasce uma Rita!
Chegamos aqui as 16h e o aviso do senhor da guest house foi: "Se querem fazer algum passeio pelo selva/floresta, facam-no de manha!! Chove todos os dias ao fim do dia!"
E confirma-se!! Esta a chover cantaros!!
As Cameron, devem o seu nome a um Ingles que quis fujir do calor das terras baixas. Foi subindo pela fresquinha e deu com isto! Um monte de selva onde ate ha 10 anos havia, elefantes, rinocerontes, tigres e um milhao de flores e plantas exoticas que desapareceram para dar lugar a imensa exploracao agricula que por aqui se faz! Ora o senhor Cameron, como ingles que era (morreu de malaria passados uns anos), iniciou um enorme plantacao de cha! Depois vieram os agricultores chineses e pronto! Hoje em dia cultiva-se tudo: Cha, morangos, flores (todas e mais algumas), vegetais, mel, e borboletas! Uma familia feliz!
Amanha vamos explorar os trilhos... por agora vou comer a minha maca, ler, ouvir a chuva e a trovoada e beber (claro) uma chavena de cha!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hoje e dia de Nossa Senhora de Fatimah!

13 de Maio




Nem de proposito!! Nao e que os Chalets onde eu estou se chamam Fatimah!


Nao tenho muito mais a acrescentar... tornei-me uma vadia da praia! Nao faco mais nada senao, ler- ja vou no 3 livro - comer - Roti Cnaia e sumos de melancia - nadar - ontem vi tubaroes de ponta negra- e admirar toda a natureza que me rodeia..mais um por do sol fantastico!



Hoje decidimos explorar a ilha. Mais uma longa caminhada na selva e encontramos mais um pequeno paraiso!



Ainda nao encontrei o Sandokan, mas pode ser que ele apareca na ilha e fique no mesmo chalet... era um milagre de Fatimah!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Perhentian...so pode ser pecado!

12 de Maio
Pensamento do dia:
"A tua alma e o mundo inteiro!" in Siddharta
Continuo em estado de graca!
Neste cantinho de paraiso tenho tempo para, ler, ler, e ler... e nadar!
Ontem fomos visitar o outro lado da ilha. So precisamos de uma caminhada de 10 minutos pela selva.




Mesmo no fim da tarde, fui dar mais um mergulho enquanto um pequeno aguaceiro anunciava uma tempestade tropical.



Dias assim so podem ser pecado!


PS: Digam la que o Rodrigo nao tem os olhos mais doces do mundo!

domingo, 10 de maio de 2009

Um Longo Caminho Para A Malasia!

8, 9 e 10 de Maio


A viagem comecou as 14 horas de dia 8... apanhei um barco para Chumpon, que demorou 2 horas, alternando entre Sol e Tempestade.
No porto, havia um autocarro a nossa espera para nos levar ate a estacao de comboio. Passadas 3 horas descobrimos que o comboio, vinha de Bangkok com 2 horas de atraso!! Ah pois E!!
Entre ler o meu livro, comprar panquecas deliciosas, aturar um isrealita maluco e quase ensurdecer com o sino da estacao, o comboio la deu entrada na linha numero 2 com destino a Yala, mesmo na pontinha, a sul na Tailandia!
Viajei pela primeira vez num overnight-train. Giro! Cheio de Tailandeses! Tailandese que nao ligam muito a lugares marcados... ou seja tivemos de acordar um velhote muito chato e barulhento que nao queria mesmo sair da cama! Mas o Adam fez aquela cara, que so ele sabe fazer e tudo se arranjou!
Saltei para a minha camita e la dormi ate as 6 da manha... hora, a que tenho acordado quase todos os dias!Aproveitei para conviver com os locais e para ver o nascer do sol!

Voltei para o meu cantinho, e acordei para descobrir que o comboio teve um problema durante a noite e estava agora com um atraso de 8 horas!

Quando o comboio chegou a Yala, 18 horas depois, estava podre! Mas a viagem continuava ate Sungkolk, local onde fica a fronteira com a Malasia. E para chegar la... mais uma viagem de 3 horas de comboio.



Um passeio a pe pela fronteira e ai esta... Malasia!
E so precisei de um barco, um autocarro, dois comboios, e um passeio a pe... E um dia e meio...
Mas cheguei, e neste momento estou na ilha Perhentian, que quer dizer, Stop... isto porque, estas ilhas eram uma paragem obrigatoria para os Piratas!! Ou seja eu estou na ilhas dos Piratas!
Ha muito que dizer sobre a Malasia... e assim o farei, mas neste momento estou muito cansadinha. Posso dizer que a ilha e um paraiso! Como se pode ver nas figuras em anexo! :D


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Hin Wong Bay... 3 dias a meditar!

8 de Maio




Hin Wong Bay... 3 dias a meditar!
Foi um achado! Um dia, bem cedo (p'la fresquinha), decidimos explorar o interior da ilha. Enquanto subiamos os 318 metros que a ilha tem, encontramos um pequeno paraiso chamado Win Hong!

Fiquei num Bungalow, de onde vi o nascer do sol todos os dias as 6 da manha... e onde adormecia todos os dias com uma lua sorridente!
A senhora que tomava conta dos bungalows era tao simpatica como boa cozinheira!



Foram 3 dias, em que comi, dormi, li, nadei, mergulhei e absorvi todas as boas energias daquele cantinho! Havia peixinhos de todas as cores, coqueiros, criancas a brincar e a rir, velhotes a contar historias, passarinhos... Nao se droguem!! Venham para a Tailandia!!





Ainda tive tempo para experimentar a minha primeira Thai Massage! FE-NO-ME-NAL!!!!



Hoje digo adeus, a Hin Wong, a Koh Tao, e a Tailandia! Daqui a 24 horas estarei na Malasia!
(Adorei ler todos os comentarios! Obrigado!! Voces sao Ispetaculares!)